II Imersão - Assistente Social no Sócio Jurídico

ESTUDO DE CASO: INTERVENÇÃO DE UM/A ASSISTENTE SOCIAL EM UM ESTUDO DE CASO DA VARA DE FAMÍLIA​

ESTUDO DE CASO: INTERVENÇÃO DE UM/A ASSISTENTE SOCIAL EM UM ESTUDO DE CASO DA VARA DE FAMÍLIA​

Faça a atividade aqui proposta e concorra a um brinde!

ATIVIDADE

Instruções para realização da atividade

CENÁRIO: Você é um/a Assistente Social habilitada/o para atuar pelo sistema de justiça, possui conhecimento técnico necessário em demandas envolvendo a área de Família. Sendo assim, foi nomeada/o pelo Magistrado para atuar como Perita/o Social em um caso envolvendo disputa de guarda de uma criança pelo Tribunal de Justiça do seu estado de atuação.

Como Perita/o Social sua função é realizar uma avaliação completa da situação familiar e apresentar recomendações ao Tribunal, para subsidiar a decisão do Magistrado no processo judicial.

Analise o caso a seguir e formule duas perguntas principais para se colocar no lugar de uma Perita/o Social e estimular sua atuação nesse contexto.

Formule algumas intervenções que você possa visualizar no contexto abaixo:

A família Silva é composta por Paulo (38 anos), Ana (35 anos) e sua filha Laura (6 anos). Paulo e Ana estão em processo de divórcio e estão envolvidos em uma disputa de guarda de Laura.

Paulo alega que Ana não possui condições adequadas para cuidar da criança (que Ana não conta com o apoio de familiares e que não tem família na cidade) e solicita a guarda compartilhada.

Ana, por sua vez, afirma que Paulo é negligente com os cuidados com a filha, não dá atenção suficiente, raramente leva a filha a escola, não auxilia nas atividades escolares, e descuida das questões de saúde da filha. Ana pede a guarda exclusiva.

Fazendo a leitura do processo, o Magistrado nomeou você como Perita/o Social para analisar a dinâmica familiar, o bem-estar da criança e oferecer recomendações imparciais ao Tribunal.

  • NÃO ESQUECER QUE UM/A PERITA/O SOCIAL DEVE SER IMPARCIAL;
  • DEVE ESTUDAR OS DOIS LADOS (OUVIR OS DOIS GENITORES) DE FORMA IGUALITÁRIA;
  • DEVE DAR ATENÇÃO AO BEM-ESTAR DA CRIANÇA E O SEU MELHOR INTERESSE.
1. Diante da situação acima, formule duas perguntas principais para se colocar no lugar de uma Perita/o Social e estimular sua atuação nesse contexto. Ex: pode ser relacionado ao Genitor, a Genitora, a Criança.