fbpx

Gostou do vídeo? Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
WhatsApp

Como se tornar um Perito Social?

 

Tudo o que você Assistente Social precisa saber para iniciar nessa nova área de atuação profissional em 2022

AQUI VOCÊ VERÁ:

Quem é o Perito Judicial na área de Serviço Social

O Perito é um cidadão comum que é chamado pela Justiça para esclarecer questões técnicas e científicas que um processo contém sua atividade é pouco conhecida, mas muito interessante de ser desempenhada, em virtude das suas facilidades de acesso e dos atrativos que possui.

RESUMINDO: O Perito Social é o profissional Assistente Social auxiliar da justiça que irá emitir a sua opinião técnica sobre questões que lhe são submetidas pelo(a) juiz(a) ou pelas partes, a fim de esclarecer fatos que auxiliem o Magistrado a formar sua convicção, por isso da importância da Perícia Social para a garantia de direitos.

 

Se você é estudante ou já é graduado em Serviço Social e está em busca de descobrir novas maneiras de atuação nesta área, pode ter se deparado com o termo Perito Social ou Perito Judicial, certo?.

Por conta disso, nesse momento provavelmente deve estar se perguntando coisas como: Do que de fato isso se trata? Como funciona?  O que faz um perito? O que é preciso para me tornar um Perito Social? Consigo atuar e ganhar uma renda extra com essa atuação?

Agora você vai entender com detalhes, o que é Perito Social, o que ele faz e às vantagens de ser um além de como começar e de como se tornar um Perito de muito sucesso.

O que você precisa saber sobre essa carreira?

Perito Social, o que você precisa saber sobre essa carreira?

A Perícia vem do latim “peritia”, que significa (habilidade, saber, conhecimento), na linguagem jurídica refere-se a diligencia (atuação/ação) realizada ou executada por peritos, a fim de que se esclareçam ou se evidenciem determinados fatos.
 
O Termo “Perito” vem de “peritus” e designa aquele que tem experiência, que sabe fazer algo, para isso utiliza-se da pesquisa, do exame e da verificação, acerca da verdade ou da realidade de certos fatos, por profissionais que tenham reconhecida habilidade na matéria de que se trata.

RESUMINDO O OBJETIVO DA PERÍCIA: a perícia técnica tem por objetivo auxiliar o juiz com um conhecimento que ele não possui.

O(a) Assistente Social na qualidade de Perito Judicial, tem sua participação consolidada como auxiliar da justiça, sendo um profissional de grande relevância na prestação jurisdicional quando a prova depender de conhecimento técnico de sua competência.

“O perito é aquele designado (nomeado) pelo juiz para opinar sobre assuntos que lhe foram submetidos em certa ação jurídica”.
 

Todo(a) Assistente Social pode ser Perito?

Todo Assistente Social pode ser Perito Social?

Assistentes Sociais produzem conhecimento sobre a realidade sendo assim são plenamente preparados, formados e qualificados obtendo experiência em realizar algo, portanto, estão aptos a serem “peritos” e iniciam a sua jornada desde o início da graduação “avançando para todo um processo de formação continuada”, até que se possa acompanhar novas técnicas ou novos conhecimentos e o próprio processo de movimento que ocorre na realidade.

PERÍCIA: Termo amplamente utilizado no meio judiciário, como ferramenta de se descobrir a “verdade real” ou a materialidade de um fato, produzindo assim uma prova que subsidia uma decisão judiciária é bastante utilizada no meio jurídico este termo/ muito disseminado, todavia, essa não é a única concepção possível de perícia, mas é dominante neste meio.

Existem algumas exigências para ser Perito Social?

Sim, dentre elas a:

  • Honestidade; 
  • Pontualidade; 
  • Qualidade nos trabalhos realizados.

O/a Assistente Social Perito(a) deve ser um expert e ter um bom domínio sobre as demandas nas quais atua.

Entender a burocracia do Judiciário é essencial para construir uma carreira na Perícia Judicial, até mesmo para não atrapalhar o andamento do processo.

IMPORTANTE: É importante ter em mente que a justiça é lenta e que um atraso ou erro por falta de conhecimento técnico por parte do(a) Perito(a), pode significar atrasos na vida de famílias que aguardam uma decisão judicial.

Portanto, o perito que não conhece e não entende a burocracia do Sistema Judiciário, “que não se mune de conhecimento técnico acerca das demandas” e que não é pontual e/ou organizado(a) tem grandes chances de não alcançar o sucesso e de não permanecer na atividade.

Preciso prestar Concurso Público ou não?

Para se tornar um Perito Social, não é preciso prestar concurso público

Dentre às exigências, está “idoneidade do(a) profissional competente ao realizar suas atividades”.

É importante que o Perito Judicial conheça a rotina e a burocracia forense, para que, em vez de complicar, contribua com o seguimento do processo, auxiliando dessa forma o Magistrado e todos os envolvidos.

ATENÇÃO: Para quem deseja ser um Perito Social, não é preciso integrar nenhum conselho de peritos judiciais, municipal, estadual ou nacional;

Sobre o perfil profissional. Quais habilidades preciso ter como Perito Social?

  • Boa comunicação;
  • Boa escrita;
  • Dedicação na área;
  • Compromisso ético profissional;
  • Assiduidade na entrega dos laudos.

IMPORTANTE: Exige dos(as) profissionais um constante aprimoramento e atualização constante, pois envolve legislações, direitos da população.

 

Quais os requisitos para se tornar Perito Social?

Os peritos são nomeados entre os profissionais legalmente habilitados, no caso do(a) Assistente Social as exigências são:

  • Nível Superior Completo;
  • Inscrição no Conselho de Classe (CRESS) devendo estar ativo e regular;
  • Honestidade e um trabalho de qualidade.

 

Quais as vantagens e benefícios de ser Perito Social?

Quais as vantagens e benefícios de ser Perito Social

Área com grande demanda de trabalho, visto que os profissionais ainda desconhecem este campo de atuação;

  • Flexibilidade de horário;
  • Prazos relativamente longos para entrega dos laudos (20 a 30 dias);
  • Independência na execução das tarefas;
  • A perícia social pode ser exercida em paralelo com outras atividades que o profissional possui.
  • Adquirir experiência, mesmo para aquele(a) que está iniciando na área.

HONORÁRIOS: A remuneração que varia muito de acordo com:

  • Às características do processo;
  • O estado de atuação;
  • A complexidade do seu laudo;
  • Podendo inclusive ser majorado (receber aumento);
  • Área com grande demanda de trabalho, visto que, os profissionais ainda desconhecem este campo de atuação.

Conclusão

Aqui, você aprendeu quem é o Perito, o que você precisa saber para iniciar na área, as exigências para se tornar um Perito Judicial e as vantagens de ser um.
 
Leia e releia o artigo quantas vezes precisar e claro que no Curso de Perito Judicial da SS RABAGLIO você aprenderá o passo a passo incluindo o cadastramento para iniciar como Perito Social e elaborar um Laudo Social, Parecer Social ou Relatório Social sem nenhuma dor de cabeça.
 
Se você chegou até aqui, e tem a certeza que o Curso de Perito Judicial na área de Serviço Social é importantíssimo não só para a sua renda, mas para buscar a sua realização profissional, Clique no botão abaixo e veja todas as vantagens do curso, e se após ver todos os conteúdos, ainda sim ficar com alguma dúvida, você verá um botão do Whatsapp, onde poderá falar diretamente comigo para esclarecer suas dúvidas! 
 
Perita Judicial Aline Rabaglio

ALINE RABAGLIO

A Aline Rabaglio é fundadora da SS Rabaglio, empresa especializada na criação de treinamentos de Peritos Sociais que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em julho de 2021, a marca de mais de 5013 alunos e esse número não para de crescer. Sua metodologia de ensino foi a primeira na área a implantar simulados para fixação dos conteúdos ministrados nas aulas, são mais de 96 questões para você não esquecer nenhum detalhe sobre a Perícia Social.

Perita Judicial Aline Rabaglio

Profª Aline Rabaglio

Como Perito(a) Social, você poderá contribuir sobre o futuro de uma família ou indivíduo, daí a necessidade e importância da constante capacitação do Assistente Social.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
WhatsApp
SEJA UM PERITO SOCIAL DE REFERÊNCIA
CURSO RECONHECIDO PELOS TRIBUNAIS
COM CERTIFICADO
SUPORTE COMPLETO AOS ALUNOS
PASSO A PASSO NO SEU CADASTRAMENTO

O MELHOR CURSO DE PERITO SOCIAL

Converse como a Equipe da Profª Aline Rabaglio